O respeito pela privacidade

quarta-feira, 7 de março de 2018


Olá! Hoje trago-vos um tema muito querido para mim e que é uma das bases do meu trabalho: o respeito pela privacidade. Na era das redes sociais e quando é tão fácil divulgar o nosso trabalho, às vezes a linha entre todo o trabalho e o que pode ser divulgado torna-se muito ténue. 

Tiramos uma boa fotografia, ficamos apaixonados, mas o cliente não quer que a sessão seja partilhada - o que fazer? Será assim tão dificil tomar uma decisão? 

Nem todas as pessoas querem a sua cara (ou a do seu filho) associada a uma marca ou a ser partilhada pelo mundo (sim, porque graças à internet é possível que uma fotografia tirada em Portugal seja vista na outra ponta do globo!). Por muito que seja tentador partilhar aquelas fotografias maravilhosas, o cliente está sempre primeiro. O importante é perceber isto: o cliente pagou pelo serviço, pelas fotografias e a sua edição, e o objectivo máximo é que este fique satisfeito. Assim, se é do seu desejo que o trabalho (que também lhe pertence) não seja divulgado, essa decisão tem de ser respeitada e, mais do que isso, defendida.

Dessa forma, e para exemplificar como cada trabalho pode ser divulgado à sua maneira, trago-vos fotografias simples, de pormenores de baptizado que, não sendo as minhas habituais fotografias de sorrisos e beijinhos, não deixam de fazer parte do meu trabalho. Esses momentos ternurentos ficaram para a familia recordar para sempre...e é só isso que é importante para mim.




Enviar um comentário

Latest Instagrams

© - Ana Afonso Fotografia -. Design by FCD.